O QUE É A TECNOLOGIA DO RECONHECIMENTO FACIAL
A tecnologia de reconhecimento facial já é uma realidade presente em alguns equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores e câmeras. Essa inovação chegou para dar mais autoridade ao processo de identificação de pessoas, de forma que se tornou um método de segurança para muitos processos modernos.
Nesse artigo você vai entender um pouco mais sobre a tecnologia que começou a ser desenvolvida na década de 1960 e nos dias atuais já alcançou uma maturidade, servindo como base para vários mecanismos de vigilância.
O rosto de uma pessoa é composto por algumas características particulares, esses pontos singulares são analisados pela tecnologia de reconhecimento facial. Espaço entre os olhos, tamanho e formato do nariz e a distância entre a boca e o nariz são alguns elementos averiguados por essa tecnologia.
Cada pessoa possui um rosto diferente, por isso, mesmo com a utilização de óculos, maquiagem ou após uma mudança no corte de cabelo, o reconhecimento facial permanece eficiente, pois a tecnologia foca nas características permanentes da face humana. Usando um processo de captura de imagem a comparação é realizada de forma minuciosa, identificando o indivíduo.
A segurança do processo de reconhecimento facial é um diferencial que faz com que essa tecnologia seja usada em muitos processos atualmente. Equipamentos eletrônicos como computadores e celulares usam esse processo para permitir o acesso de pessoas aos dispositivos ou documentos pessoais.
Câmeras também já utilizam o reconhecimento facial para otimizar as imagens produzidas e garantir foco durante fotografias ou vídeos. Além desses equipamentos, a tecnologia de reconhecimento facial já está presente nas redes sociais, em processos que envolvem a marcação de amigos em fotos.
A biometria do rosto, como é conhecida a tecnologia de reconhecimento facial, está entre as técnicas de segurança mais eficazes do mundo. Essa segurança se dá devido ao grau de análise que a captura de imagem proporciona, essa confiança faz com que seja muito difícil conseguir burlar um sistema baseado nessa tecnologia.
Ferramentas estão adotando a tecnologia de reconhecimento facial e essa forma de reconhecimento de pessoas está ficando cada vez mais popular, sobretudo devido à popularização de aplicativos e programas que possibilitam a captura das características do rosto humano.
Em algumas cidades o sistema de reconhecimento facial começa a ser utilizado para ajudar na segurança pública.
Na cidade de Curitiba (Paraná) essa tecnologia será implantada ainda no ano de 2018. Alguns locais de grande circulação de pedestres, como praças e terminais rodoviários, contarão com câmeras que serão capazes de realizar a identificação de pessoas por meio dos traços faciais de cada uma.
Essas câmeras funcionarão em conjunto com um sistema que fará a integração com banco de dados de institutos de identificação e órgãos responsáveis pela segurança pública, como a polícia militar.
O reconhecimento facial é uma evolução de sistemas de vigilância, em países como Inglaterra e Estados Unidos, ferramentas que utilizam esse método são maioria, pois oferecem maior segurança e confiança na identificação de pessoas.
O Controle de Acesso Facial (Face Access) é uma das principais tecnologias de biometria facial existentes no mercado. O dispositivo oferece segurança, praticidade e controle sobre a circulação e o acesso de pessoas a ambientes e locais reservados, seja de estabelecimento comerciais ou residências.
A biometria facial é uma das formas mais seguras de controlar e garantir a proteção de ambientes, aplicando essa tecnologia através de equipamentos seguros, modernos e confiáveis.
Importância de contar com equipamentos que usam biometria facial
A necessidade de aumentar a segurança de ambientes restritos se torna cada vez mais evidente. Empresários, moradores e gestores de condomínios procuram equipamentos mais seguros, aumentando o controle e a proteção para todos que circulam, trabalham ou residem no imóvel.
Dessa forma o Controladro de Acesso Facial é a solução ideal. Este equipamento utiliza a tecnologia de reconhecimento facial alinhada com um design inovador, para combinar com vários ambientes.
Entendendo o que é o Controle de Acesso Facial Face Access
O Face Access é um dispositivo que permite o controle de acesso por meio da biometria facial. Por meio da leitura das características do rosto humano, é realizada a identificação e comparada com o banco de dados, possibilitando ou não a passagem de pessoas.
O equipamento é totalmente seguro e preparado para evitar fraudes. Como a leitura do rosto é realizada de maneira completa, um fraudador que tentar se identificar usando fotos de outras pessoas não terá sucesso.
O reconhecimento do rosto é realizado em até 2 segundos, permitindo o acesso rápido e sem problemas para indivíduos que possuem o rosto cadastrado no banco de dados.
Apesar da biometria facial ser a principal forma de liberação de acesso do equipamento, é permitido o cadastro de senhas e a liberação da entrada por meio de cartões de proximidade.
Maior automação de acesso usando a biometria facial
Usando o Controlador de Acesso Facial o usuário tem acesso a um sistema de gerenciamento. Por meio da integração com esse sistema é possível criar uma automação para a entrada e saída de pessoas de determinados locais.
Criação de regras para permissão de pessoas em determinados horários e liberação para grupos de pessoas de forma rápida são algumas automações que o sistema permite. Além disso, as informações da circulação de pessoas são centralizadas em relatórios, de forma a facilitar a gestão desse movimento.
Segurança em primeiro lugar
O Controlador de Acesso Facial é o que há de mais moderno e eficiente quando o assunto é segurança e controle sobre a circulação de pessoas em ambientes empresariais e residenciais.
Além de ser eficiente, garantindo a liberação apenas após a comprovação da biometria facial das pessoas cadastradas no banco de dados, o dispositivo ainda proporciona a realização da gestão organizada dos ambientes.
A TECNOLOGIA DE RECONHECIMENTO FACIAL É MESMO SEGURA?
Durante muito tempo, quando se falava em reconhecimento facial, muitas pessoas tinham dúvidas sobre a segurança dessa tecnologia, pois questionavam o quanto são confiáveis os processos que contam com a identificação das características do rosto de uma pessoa.
Entretanto, com o amadurecimento dessa tecnologia, a desconfiança está dando lugar ao sentimento de segurança passado pelo reconhecimento facial, afinal já é possível encontrar diversos locais que contam com esse tipo de reconhecimento.
Mas o reconhecimento facial é realmente seguro?
Por meio da leitura de pontos particulares que estão presentes no rosto das pessoas é possível chegar a um resultado seguro de identificação facial, esse resultado é comparado a um banco de dados e pronto, está feito o processo básico dessa tecnologia.
Portanto, respondendo a pergunta, sim é realmente seguro. O alto índice de acerto dos resultados alcançados pela leitura da biometria facial garante uma identificação confiável do rosto. Tanto é que em alguns cassinos de Las Vegas esse sistema é utilizado para evitar que trapaceiros voltem às casas de jogos mais famosas do mundo.
As maiores dúvidas sobre a segurança da tecnologia de reconhecimento facial partem do ponto de vista, que existem algumas formas de cobrir o rosto ou alterar a aparência. Será que ao usar maquiagem você conseguirá enganar um sistema baseado na biometria facial? Leia o próximo tópico e entenda o motivo de não ser tão fácil assim.
Reconhecimento facial é difícil de ser enganado
Devido ao avanço da tecnologia, ferramentas que contam com o reconhecimento facial conseguem identificar possíveis fraudes. Em outras palavras podemos dizer que a identificação das características faciais acontece mesmo em caso onde a pessoa use maquiagem, corte o cabelo, use óculos ou outra forma para tentar disfarçar o rosto.
Isso se deve graças aos recursos utilizados pelo reconhecimento facial. O rosto humano é composto por diversas características, que são únicas em cada pessoa. Essas características são analisadas durante a identificação da face, a distância entre órgãos faciais (nariz, orelhas, boca, olhos) por exemplo.
Alguns equipamentos e programas alcançaram tamanha maturidade que reconhecem inclusive uma tentativa de usar uma foto de rosto. Essa identificação é possível devido ao fato de ser realizada uma leitura 3D do rosto, identificando quando não apresenta essa característica.
O reconhecimento facial é a evolução da segurança
Tamanho é a segurança e a confiabilidade do processo de reconhecimento facial que as maiores empresas de tecnologia do mundo já começaram a acoplar essa tecnologia aos seus dispositivos.
Recentemente a Apple lançou o Iphone X que conta com um processo de desbloqueio de tela baseado na leitura da biometria facial. Com isso a empresa tem a intenção de garantir que os dados dos usuários estejam sempre seguros, pois assegura que o acesso a eles só será autorizado mediante o reconhecimento facial.
Outros setores da sociedade também já começam a entender a importância do reconhecimento facial. Grandes cidades já contam com equipamentos capazes de realizarem a identificação de uma pessoa por meio da leitura facial.
A certeza oferecida pela tecnologia de reconhecimento facial é elemento essencial para que mecanismos que contam com esse processo sejam usados em outros cenários da sociedade, garantindo maior segurança e controle no acesso a espaços e na vigilância de movimento.
RECONHECIMENTO FACIAL NO NOSSO DIA A DIA
Equipamentos que contam com tecnologia de reconhecimento facial ganham destaque no mercado, quando o assunto é vigilância. Por se tratar de um processo com altos índices de eficiência, a biometria do rosto se apresenta como uma ferramenta segura e confiável para ser utilizada em ambientes internos e até mesmo em espaços públicos.
Reconhecimento facial já é realidade
A tecnologia de reconhecimento facial começou a ser desenvolvida na década de 1960. O interesse para encontrar uma maneira de identificar as pessoas por meio das características dos rostos fez com que o processo fosse desenvolvido e os resultados alcançados se tornassem mais precisos e confiáveis.
Veja alguns locais que já contam com essa tecnologia e entenda como o futuro da vigilância passa pela identificação do rosto das pessoas.
Celulares, computadores, câmeras e Controle de Acesso.
O caso mais comum de utilização da tecnologia de reconhecimento facial é sua aplicação em aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e câmeras fotográficas ou filmadoras.
Smartphones modernos, como é o caso do Iphone X, já contam com processos de segurança ligados ao reconhecimento da geometria facial dos usuários. O equipamento utiliza a sua câmera para a captura do padrão do rosto e automaticamente coloca os dados em um banco de dados, sendo acessado toda vez que for solicitado o desbloqueio da tela.
A tecnologia utilizada nesses aparelhos já alcançou uma maturidade, fato comprovado pela identificação do usuário mesmo com o uso de chapéu, maquiagem, óculos ou mudança no corte de cabelo.
Assim como celulares, computadores já utilizam a captura de padrões faciais para liberar o acesso de usuários a programas ou arquivos, garantindo a segurança de dados.
Além disso, câmeras fotográficas já utilizam essa tecnologia para capturar imagens. O reconhecimento facial é percebido em focos automáticos, melhorando a qualidade das imagens. Ainda no campo das fotografias, redes sociais já desenvolveram opções com essa tecnologia, basta lembrar que o Facebook sugere amigos a partir do compartilhamento de fotos.
Espaços públicos
Em alguns locais do mundo, a tecnologia de reconhecimento facial já é utilizada para garantir a segurança de espaços públicos ou grandes eventos.
Inglaterra e Estados Unidos já utilizam ferramentas que contam com a capacidade de reconhecer rostos em banco de dados para controlar movimentação em locais com grande circulação de pessoas.
Além disso, é muito comum a utilização de câmeras de reconhecimento facial que contam com a integração com um banco de dados em cassinos, para evitar que indivíduos que cometeram fraudes em jogos voltem a frequentar o local.
Mas não é preciso ir longe para encontrar locais que já utilizam essa tecnologia. Na copa do mundo realizada no Brasil em 2014, o estádio Beira Rio (Porto Alegre – RS) utilizou um sistema de reconhecimento facial para impedir que baderneiros tivesse acesso aos eventos.
Reconhecimento facial chegará a todos lugares
A tecnologia de reconhecimento facial já desenvolvida, está sendo aprimorada constantemente e a tendência é que ela esteja presente em diversos processos do cotidiano, sempre atuando em favor da segurança.
Hoje em dia é possível encontrar alguns bancos que já contam com equipamentos capazes de reconhecerem as características do rosto e definir acesso às operações bancárias.
Mas não para por aí, já existe inclusive um modelo de fechadura que usa a leitura facial como chave para controle de acesso a espaços.
Portanto o reconhecimento facial é uma realidade. Essa tecnologia é o caminho natural para aumentar a segurança, tanto pública, garantindo a identificação das pessoas, quanto privada, assegurando o acesso de pessoas autorizadas a espaços.
Agradecemos a visita!
Equipe VirtuAll Solutions