logo


Como Comprar um Relógio de Ponto Eletrônico?

Relógio de ponto não é tudo igual!

Muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de comprar um relógio de ponto eletrônico. O relógio de ponto possui algumas peculiaridades e está sujeito a diversas normas legais, então é comum que empregadores fiquem indecisos na hora da compra.

Ao comprar uma televisão, por exemplo, sabemos quais características devem ser observadas e comparadas: O tamanho da tela, a qualidade da imagem, a tecnologia utilizada, a reputação da marca, etc… Todas as televisões tem uma mesma finalidade, porém nenhum modelo é igual ao outro, assim normalmente fazemos uma pesquisa antes de efetuar a compra.

Mas e na hora de comprar um relógio de ponto para a sua empresa? Quais características e benefícios devem ser comparados? Para ajudá-lo nessa decisão fizemos uma lista de itens que devem ser observados:

Como escolher o relógio de ponto eletrônico ideal para sua empresa

1)     Homologação pelo INMETRO

Verifique se o equipamento que vai adquirir é homologado pelo INMETRO pois só assim você tem a garantia de que o relógio de ponto atende às normas exigidas pelo MTE e INMETRO. Se o equipamento não for homologado você perde o respaldo jurídico das informações do relógio.

2)     Reputação da marca

Pesquise sobre a reputação do fabricante e do modelo que pretende adquirir. Uma rápida pesquisa na web pode indicar se os clientes que compraram esse produto estão satisfeitos ou não.

3)     Autonomia da bobina de papel

Os relógios homologados pelo INMETRO devem imprimir um comprovante para cada marcação feita pelo empregado. Assim quanto mais comprovantes for possível imprimir sem a troca da bobina, menor a necessidade de manutenção.

4)     Robustez e durabilidade do produto

Sempre que possível solicite uma demonstração pessoal do relógio, pois é comum o caso de clientes que fazem a compra baseados em imagens da internet ou de catálogos e se decepcionam com a fragilidade do produto ao recebê-lo.
Não adianta pagar barato na hora da compra e depois ter gastos excessivos com manutenção. Pior ainda é o inconveniente de ter um equipamento de uso diário parado.

5)     Detector de dedos vivos

Certifique-se de que o leitor biométrico do relógio possui detector de dedos vivos, o que chamamos de LFD (Live Finger Detection). O uso dessa tecnologia inibe as fraudes utilizando dedos de silicone, borracha, etc… Para saber mais veja: Uso de dedos falsos no relógio de ponto biométrico.

Pesquise e compare.

Faça uma pesquisa e compare os benefícios de cada modelo antes de comprar um relógio de ponto para sua empresa. 

Equipe VirtuAll Solutions.